Aparecer no vídeo é o medo de muita gente, mas estas dicas vão tornar o seu caminho um pouco mais fácil. E lembre-se: é como andar de bicicleta, exige alguma prática antes de tornar-se algo automático na nossa cabeça. Assim, quanto mais vídeos você fizer, mais seguro ficará diante das câmeras.
1) Se só pode gravar à noite ou fim de tarde (com pouca luz), invista em um ring light (“círculo de luz” igual ao foto). Recomendo tamanho médio ou grande para adultos… para produtos, pode usar o menor. A luz garante a qualidade da imagem. Não custa muito caro (paguei 26 euros já com tripé e taxa de envio… o meu chegou em cerca de 30 dias pelo Wish). São basicamente luzes de led em 3 intensidades e duas temperaturas (quente, mais amarelada, e fria, mais azulada ou branca) com um difusor. A gente usa para completar a iluminação do ambiente em que estamos. Dá para fazer com um improvisado com um pote de plástico leitoso (aqueles não totalmente transparentes) e fita de luzinha de led ou uma lanterna dessas de emergência. O que não dá é para arranjar uma desculpa para gravar porque não tem uma ferramenta adaptável que fica atrás da câmera e nem vai aparecer na imagem final.
2) Coloque seu aparelho de filmar em um tripé para vídeos longos. O meu tripé tem dois lugares para colocar dois celulares/telemóveis. Uso para gravar em duas posições (vertical para Stories/ TikTok e horizontal para as demais redes) ou de dois ângulos (para editar algo mais dinâmico depois). Posso também tirar um dos suportes e colocar a câmera direto ali. Gosto de gravar a versão horizontal com a câmera porque tenho um modelo profissional em casa (vida de fotógrafa). Mas hoje há muitos celulares com imagens excelentes (às vezes melhores que as de câmeras tradicionais). Com a vantagem de que corrigem automaticamente alguns problemas no foco e na captação da luz e ainda pode-se usar filtros na gravação (com a câmera, só posso colocar depois, na edição no computador).
3) Crie um cantinho para os seus vídeos. “Setar” (preparar o “set”, a cena, o conjunto que aparece no vídeo) pode tomar tempo. Se deixar um espaço com fundo preparado, vai ganhar tempo e ter menos desculpas para gravar pelo menos uma vez por semana. O ideal é que tenha elementos relativos aos seus valores, as ideias que quer associar à sua marca. No meu, usei algumas gravuras com design bacana, ilustrações criativas, referências à atividade de escritora, pessoa de texto. Tem também um coração “artesanal” feito pelo meu pequeno e objetos como livros que gosto e revistas que produzi. Tudo isso constrói a minha imagem, reforça a minha autoridade como comunicadora e criativa de social media. Pense no seu negócio e use elementos que as pessoas associam a sua área e transmitam de forma não verbal o seu profissionalismo em paralelo ao assunto do vídeo.
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