Há pelo menos quatro tipos de serviços especializados em redes sociais desenvolvidos or um social media: gestão de comunidade (community manager - CM), design, planejamento (mídia) e gestão de conteúdos.
Apesar da interface amigável e mesmo simples de usar, as redes sociais demandam horas preciosas para produzir conteúdo de qualidade e conversão de vendas. O tempo mínimo dedicado a uma conta (as redes de uma marca) é de 10 horas semanais.
CM é cuidar do relacionamento direto com público, descobre interesses do público (tendências) e monitora as reações à marca. Já o designer cria materiais gráficos nos formatos adequados a cada canal e garante a coerência na identidade visual da marca. O mídia desenvolve a estratégia de veiculação, as campanhas e ações de marketing, sugerindo a otimização dos resultados com tráfego pago.
O Tráfego Pago, por sua vez, é a gestão de anúncios. Seria uma quinta atividade, e pode ser considerada uma das mais importantes. É separada da de Social Media pois exige cada vez mais um grau de especialização de quem a faz - a performance e gerenciamento dos anúncios demanda tempo e atenção.
Por fim, o famoso “social media” ou gestor de conteúdo, que muitas vezes acumula algumas funções anteriores. Sua especialidade de fato é planejar e executar o conteúdo e o posicionamento nas redes sociais. Faz o combo: “planejamento, estratégia e conteúdo.”
Significa que vai pensar como sua marca pode entregar valor e colocar isso em prática por meio de um cronograma de ação (horários certos para atingir as pessoas certas nas dores certas).
A qualidade assegura um engajamento real de seguidores reais. Nada de robôs. Nada de seguidores que não gostem do seu produto e só interagem com vídeos engraçados que seu perfil compartilha de outro lugar. Qualidade que converte em vendas e faz sua marca ser lembrada é mais eficaz que quantidade. Não adianta ser uma banda com 100 mi seguidores e fazer um show onde aparece só a família. Ou ter 2 milhões de fãs e não conseguir converter nem 40 leads de venda de uma camiseta. E esses são cases reais.
Vou contar que também já vi cliente lojista aumentar o faturamento de 80k para 120 k após 6 meses de boa gestão de redes sociais.
Se vai fazer por conta as suas redes, não precisa desanimar. Você é especialista no seu produto e isso te dá vantagem na hora de produzir conteúdo de qualidade. Depois, quando seu rendimento permitir, pense em contar com um social media ou uma equipe de marketing digital.
Vão gerar conteúdo original e/ou também te orientar para continuar a produzir material com menos custo de tempo. Sua presença será sempre um valor a entregar ao cliente.
Gostou? Conte para gente as suas dúvidas e dificuldade com redes sociais aqui nos comentários.Vamos trazer conteúdo para te ajudar a chegar lá com sua marca.
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